Escola de Física Contemporânea: IFSC/USP recebe trinta dos melhores alunos do ensino médio do país

SELET3

Entre os próximos dias 16 e 22 de julho, trinta alunos talentosos do ensino médio que apresentam interesse particular pela área de Física, oriundos de todo o país, participarão da Escola de Física Contemporânea (EFC – 2017), uma atividade de extensão organizada anualmente pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Serão sete dias onde esses jovens selecionados ficarão imersos, a tempo inteiro, em atividades diversas, como aulas ministradas por professores da USP e convívio com cientistas de um dos maiores centros de pesquisa multidisciplinar da América Latina, além de visitas a laboratórios de pesquisa do mais alto nível e a indústrias de tecnologia de ponta que nasceram dentro dos laboratórios de pesquisa do IFSC/USP.

As pré-inscrições para este evento terminaram no dia 28 de abril último, tendo-se registrado um novo recorde de inscritos (243), com alunos oriundos dos estados de Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina, confirmando-se assim, mais uma vez, o sucesso desta iniciativa. Os alunos que forem selecionados para participar da escola serão informados até o próximo dia 05 de junho, um trabalho que não será fácil para a organização da Escola.

O objetivo da EFC é possibilitar que alunos talentosos conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas do país. Além disso, pretende-se chamar a atenção dos participantes para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas dentro ou fora do ambiente acadêmico.

A intensa programação da EFC-2017 irá estender-se pelo período de sete dias, entre as 08h e as 21h, proporcionando que todos os que gostam de ciências exatas descubram seu verdadeiro talento, sendo que, com o objetivo de se avaliar o rendimento dos alunos selecionados , os mesmos elaborarão, no último dia do evento, um trabalho de conclusão de curso, que será apresentado na forma de seminário, nos mesmos moldes dos congressos internacionais. Com o intuito de garantir o bom andamento e a qualidade da EFC, bem como o bom aproveitamento da programação por parte dos alunos participantes, não serão permitidos atrasos ou atitudes que prejudiquem, de qualquer forma, o desenvolvimento das aulas/palestras/visitas a laboratórios ou a integração e boa convivência do grupo. Desta forma, fica estipulado que os horários deverão ser cumpridos rigorosamente, bem como as determinações dos professores, supervisores e monitores da EFC.

Taxa de Matrícula

A Taxa de Matrícula para participação na EFC-2017 será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e deverá ser paga por todos os alunos selecionados no processo seletivo que efetivamente participarão da EFC, sendo que essa taxa inclui a hospedagem com café da manhã em hotel (padrão 3 estrelas), almoço, jantar, coffee-break, material didático da EFC e camiseta da escola.

 

A chegada dos selecionados

Os participantes da EFC-2017 chegarão à cidade de São Carlos no dia 16 de julho, até às 11 horas, onde se instalarão em seus respectivos quartos, sendo recepcionados pelos monitores. Para os estudantes que vierem de ônibus, haverá um monitor na rodoviária de São Carlos para recebê-los e acompanhá-los ao respectivo hotel. A partir das 12 horas, proceder-se-á à recepção no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), onde serão entregues o material didático e o crachá aos participantes, sendo que a cerimônia oficial de abertura, para a qual os pais e familiares dos estudantes participantes da EFC estarão convidados, será realizada às 13h30, no citado Auditório. Após a cerimônia de abertura, as atividades da EFC se iniciarão para os alunos participantes, enquanto os pais e familiares serão convidados a participar de uma visita guiada às instalações do IFSC/USP, que se encerrará às 16 horas, com um coffee-break junto com os alunos.

Hospedagem

Os alunos participantes da EFC ficarão hospedados, juntamente com seis monitores (três alunos e três alunas de Pós-graduação do IFSC/USP), em quartos triplos no INDAIÁ HOTEL (padrão três estrelas), localizado próximo ao Campus I da USP de São Carlos e serão acompanhados em tempo integral (inclusive fora do horário de atividades) pelos mesmos monitores, que ficarão encarregados de fazer cumprir as normas disciplinares e de contatar os professores responsáveis em casos de necessidade ou emergência.

Celulares e outros aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados durante as aulas, palestras e visitas e qualquer telefonema só será permitido no intervalo de descanso ou fora do horário da EFC. Não será permitido o uso de instrumentos ou aparelhos sonoros (instrumentos musicais, rádios, mp3 players etc.), jogos de qualquer natureza (xadrez, cartas, jogos eletrônicos etc.) nem a ingestão de bebidas alcoólicas, sendo que o descumprimento de qualquer uma dessas normas implicará no desligamento automático do estudante da EFC e no seu imediato retorno para sua casa, sem devolução do valor da matrícula. A hospedagem incluirá o café da manhã que será servido no respectivo hotel, enquanto que o trajeto entre o hotel e o IFSC/USP será feito a pé (caminhada de menos de 10 min).

Encerramento da EFC 2017

Após sete dias de intenso trabalho, os participantes da EFC realizarão, no último dia, apresentações, na forma de seminários, dos principais resultados obtidos em experimentos realizados durante a EFC. Essas apresentações serão avaliadas por uma banca de Professores da USP e os melhores alunos serão premiados pela Coordenação da EFC. As apresentações, que serão realizadas no Anfiteatro Verde do IFSC/USP, terão início às 08 horas e os pais e familiares dos estudantes participantes da EFC estão convidados a assistir. A cerimônia de encerramento da EFC será realizada às 12 horas, no Anfiteatro Verde do IFSC/USP, e logo após será realizada uma confraternização final, para a qual os pais e familiares dos alunos participantes estão convidados.

A Comissão organizadora da EFC-2017 é constituída pelos professores Tito José Bonagamba (diretor do IFSC/USP), Eric de Castro e Andrade, Gregório Couto Faria, João Renato C. Muniz (Coordenador da EFC), Leonardo P. Maia e Manuela Vecchi, o Educador Herbert João Alexandre e Mariana Rodrigues (Secretária do evento).

Para acessar a programação da EFC-2017, acesse

http://www.ifsc.usp.br/efc/2017/images/stories/efc2017/EFC2017_Programa_19_04.pdf

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP