A intersetorialidade saúde-educação no combate à obesidade infantil. Estudo de intervenção em uma escola de ensino infantil do município de São Paulo

A obesidade infantil tornou-se na última década um problema de saúde pública. Por tratar-se de uma entidade de caráter multifatorial, projetos que busquem uma intervenção interdisciplinar e intersetorial podem criar novos caminhos para a prevenção deste problema. O objetivo principal deste projeto é propor uma intervenção conjunta entre escola e Unidade Básica de Saúde (UBS) buscando mudanças de hábitos alimentares e práticas corporais com crianças na fase pré-escolar e seus familiares.

O projeto será desenvolvido na EMEI CEU Butantã, situada na cidade de São Paulo, região do Butantã, em colaboração com a UBS Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa/Butantã (CSEB). Os pré-escolares com excesso de peso que frequentam a escola conjuntamente com seus cuidadores (familiares ou responsáveis poderão participar deste projeto. O cuidador principal e as crianças serão convidadas a participar das atividades de intervenção, ou seja, encontros interativos sobre questões relacionadas a hábitos alimentares saudáveis e práticas corporais. Serão aplicados aos participantes questionários específicos e serão realizadas medidas antropométricas nas fases pré e pós intervenção. A análise dos dados será dirigida para a avaliação de impacto da intervenção e terá como desfechos a variação de medidas antropométricas e mudanças dos hábitos alimentares, comparando-se os resultados obtidos na linha de base, pré-intervenção, e os resultados obtidos 7 meses após a realização do primeiro encontro do conjunto de ações da intervenção.

Este projeto pretende alcançar o núcleo familiar, a escola e a UBS estimulando a discussão e a adoção de comportamentos saudáveis de alimentação e práticas corporais utilizando como ferramenta o Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014. Em última instância, espera-se contribuir para a promoção da integração entre os diversos setores que podem atuar de forma mais efetiva no combate à obesidade infantil. O trabalho conjunto que será realizado pela presente proposta, deverá favorecer a mudança de cultura e o estabelecimento de estratégias, como a criação de grupos intersetoriais educação-saúde, que poderão ser sustentáveis e servir de modelo a outras escolas e municípios interessados no combate à obesidade infantil.

Resultados do Projeto: Em abril a maio de 2019 realizamos as medidas antropométricas em 350 crianças pré-escolares que frequentam a EMEI CEU Butantã. Detectamos 256 crianças eutróficas (73,1%); 34 com Risco de Sobrepeso (9,7%); 29 com Sobrepeso (8,2%); 27 com Obesidade (7,7%); 4 com Desnutrição (1,3%).

Realizamos um encontro com as famílias na escola para apresentar o projeto e conversar sobre o tema alimentação e o corpo em 29 de junho de 2019.

Atualmente estamos convidando as famílias das crianças com excesso de peso para conversas individuais (com aplicação de questionários quantitativos) e para compor grupos de 10 famílias para iniciarmos os grupos focais de intervenção.

Sites e Mídias Sociais

Instagram: @ateliedaalimentacao