Atenção Primária à saúde da Família

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Faculdade de Odontologia de Bauru

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato: natalinoneto@usp.br Prof. Dr. Natalino Lourenço Neto

Equipe: Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Thais Marchini de Oliveira Valarelli

Mylena Proença

Resumo do Projeto: O objetivo do referido projeto é proporcionar aos estudantes de graduação do curso de Odontologia o contato direto através de atividades práticas “in loco” nos serviços de atenção primária à saúde e outros serviços ofertados pelo SUS no município de Bauru, permitindo aos estudantes atuarem como agentes transformadores da saúde pública, e em consequência desenvolverem uma visão realista dos sistemas de saúde pública, e de alguma forma colaborarem com propostas e atividades para melhorias nestes serviços.

As ações voltadas para saúde da família com foco na atenção primária trarão em um futuro próxima a possibilidade que os estudantes iniciem sua atuação com pacientes em condição de saúde e não de doença, portanto com perspectiva de que as doenças bucais sejam evitadas por meio de ações preventivas realizadas diretamente com as pessoas e educação para a saúde para a comunidade.

Os estudantes irão realizar ações de Educação para Saúde (palestras), que visarão num primeiro momento realizar uma “cartografia” da comunidade que será assistida. Com base nestes dados, serão propostos desafios inovadores aos alunos de modo que eles, com base na experiência e percepção desta vivência possam pensar, criar e desenvolver propostas inovadoras que venham a proporcionar maior participação da comunidade nas ações realizadas.

Resultados do Projeto: Até o momento os alunos bolsistas desenvolveram e aplicaram um questionário as gestantes da maternidade onde o projeto vem sendo aplicado, o objetivo deste questionário foi obter um nivelamento da público alvo e uma busca dos assuntos de saúde mais relevantes a serem abordados com essa população alvo.

No presente momento os alunos estão preparando material gráfico e digital com os temas mais relevantes solicitados pelo público alvo para iniciar a atividade de prevenção e conscientização em saúde, visando ganhos na atenção primária em saúde da população alvo escolhida.