Capacitação e desenvolvimento profissional de educadores sociais e intervenção interprofissional com crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto : FMRP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):  FDRP, FFCLRP

Coordenador e contato: Maria Paula Panúncio-Pinto – mapaula@fmrp.usp.br

Equipe: Maria Paula Panúncio-Pinto

Aline Epiphanio Wolf

Maristela Medeiros

Regina Yoneko Dakuzaku Carreta

Joana Dalva Sabino Vieira Semprini

Deise Camargo Maito

Andrea C Ferrari (Bolsista Aprender na Comunidade)

Raisa Rastelli do Nascimento  (Bolsista Aprender na Comunidade)

Fabrício Oliveira Costa de Carvalho (Bolsista Aprender na Comunidade)

+ 8 Bolsistas PUB e voluntários”

Resumo do Projeto: A vulnerabilidade social pode ser entendida como sendo a exposição de pessoas ou populações a determinadas situações que as colocam em risco para seu desenvolvimento integral. Crianças e adolescentes tornam-se especialmente vulneráveis devido a sua condição de pessoa em desenvolvimento.. O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome tem desenvolvido ações de prevenção à situações de risco através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Estas ações destinam-se à população em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos. Em Ribeirão Preto existem 14 Núcleos de Atenção à Criança e ao Adolescente, constituídos como Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SVFV ligados à Secretaria Municipal da Assistência Social, que atendem a 1 200 crianças e adolescentes, e contam com 80 educadores sociais. Este projeto envolve estudantes do Direito, da Fonoaudiologia,  da Matemática Aplicada aos Negócios e da Terapia Ocupacional além de estudantes dos cinco anos do curso de graduação em terapia ocupacional em atividades curriculares (disciplinas de graduação), e reflete uma parceria interprofissional e inter unidades. O projeto se desenvolve em duas etapas concomitantes, (1) desenvolvimento de atividades visando a capacitação de educadores sociais dos SCVF para a prática com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e (2) fortalecimento das ações dos SVCF na atenção a crianças a adolescentes, através da presença de alunos bolsistas e estudantes de terapia ocupacional, fonoaudiologia, direito e matemática, nos 14 Núcleos da Criança e do Adolescente, numa ação complementar à capacitação dos educadores para atuar junto às crianças e adolescentes. São duas etapas interligadas, integradas e concomitantes, sendo que as supervisões, o planejamento e o desenvolvimento das sessões de capacitação aos educadores (2 vezes ao mês) e a intervenção direta com crianças e adolescentes nos SCFV (5 vezes por semana) são realizadas em conjunto e de forma complementar, proporcionando aos estudantes oportunidade de aprendizagem e prática interprofissional.

Resultados do Projeto: O Projeto tem atendido a 80 educadores sociais a cada mês com duas sessões mensais com 4 horas de duração, e semanalmente, 5 vezes por semana a cerca de 40 crianças por dia (4 horas por dia) nos Serviços de convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Ao longo de 2019 estiveram envolvidos no projeto 11 bolsistas, 40 estudantes de graduação em disciplinas do curso de Terapia Ocupacional, 02 estudantes de pós graduação, 03 professores e 08 profissionais convidados da comunidade para atuar junto à capacitação dos bolsistas envolvidos,que também atuaram junto aos educadores sociais.

Impactos diretos e indiretos

Para os Estudantes

Amplia a noção de sua responsabilidade como estudante de uma Universidade pública e cumpre a função de educar para a vida e para a cidadania. Além de criar oportunidades concretas para o desenvolvimento de competências profissionais conforme descrito anteriormente.

Para a comunidade

Atende a uma demanda concreta de apoio e formação a educadores sociais e de atenção específica a um grupo social (crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social)

Para a universidade

Amplia os cenários de formação dos estudantes e as possibilidades de produção de conhecimentos a partir da realidade concreta.