Expressão Corporal: Da Iniciação ao Aperfeiçoamento de Dança Livre na USP de Ribeirão Preto

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato: Prof. Dr. Enrico Fuini Puggina, enrico@usp.br, (16) 3315-0342

Equipe: Ane Caroline Soares da Silva (anee.caroll.nutri@usp.br)

Clarissa F. Souza (clarissa.fsouza@gmail.comgabrie)

Gabriela Batista Ribeiro Mendonça (gabriela_ribeiro@usp.br)

Guilherme da Silva Mateus (guilherme.mateus@usp.br)

Laura Oliveira Vieira (laura.oliveira.vieira@usp.br)

Resumo do Projeto: O objetivo dessa proposta é a manutenção do grupo de dança já instituído de ensino e aperfeiçoamento de dança livre no campus de Ribeirão Preto, permitindo a prática das habilidades profissionais advindas das experiências dos alunos com as diferentes modalidades de dança; e investigar os efeitos da prática sistemática de atividades de expressão corporal em indicadores de qualidade de vida dos praticantes.

Desde a sua idealização, a proposta desse projeto foi a criação e manutenção do grupo de dança da EEFERP, que tornou-se devido ao seu crescimento, na Cia de Dança USP-RP. Nesse sentido, o aproveitamento do conhecimento prévio daqueles alunos que já praticavam essa forma de expressão corporal, tornou-se uma ferramenta fundamental para o andamento da proposta, que visa oferecer a oportunidade de aprendizado da dança para os frequentadores do campus da USP de Ribeirão Preto, associado à experiência de prática profissional que os discentes envolvidos experimentam no dia a dia do projeto. Ademais, a inclusão de avaliações sistemáticas de componentes da aptidão física relacionada à saúde dos participantes, agrega valor científico à proposta, e permite que os envolvidos façam a interligação entre o conhecimento aplicado e científico.

Resultados do Projeto Até o momento, o projeto tem atendido à comunidade, com oferecimento regular de aulas de danças variadas (danças Contemporâneas, Ballet, Ballet Infantil, Jazz e Dança de Salão). As aulas tem acontecido regularmente, sendo dois dias por semana para cada estilo com um público relativamente estável para cada atividade. Hoje o projeto conta com cinco bolsistas e já fez sua primeira apresentação na Feira USP e as Profissões, realizada no Ribeirão Shopping no ano de 2019. Adicionalmente, está em fase de elaboração a organização do terceiro Festival de Dança da CIA de Dança USP Ribeirão Preto, que deve ocorrer em novembro.

Sites e Mídias Sociais http://www.eeferp.usp.br/?q=pt-br/cultura-e-extensao/atividades-para-comunidade

Facebook: www.facebook.com/ciadedancausprp/

Instagram: www.instagram.com/p/BwcUbR6g5oA/?igshid=1edxzexhklo6g