Ecotrilhas Digitais: aplicando novas pedagogias na educação ambiental em escolas públicas

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Instituto de Biociências – USP / Parque CienTec – USP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s): Estação Ecológica de Juréia-Itatins (EEJI) Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) Parque Estadual Itapetinga (PEItap) Parque Estadual Jaraguá (PEJ) Raia Olímpica da USP

Coordenador e contato: Prof. Dr. Flávio Augusto de Souza Berchez e-mail: fberchez@ib.usp.br tel/whats: (55) 11 991534729

Equipe: Carolina Mometto Perez – carolina.mometto@usp.br Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco – donovan.humphrey.franco@gmail.com Fernanda Nicolli Martins de Souza – fernandanicolli@usp.br Francisca Silva Viana – francisca.viana@usp.br Gabriel Alves de Oliveira – gabriel.alves.oliveira@usp.br Gabriela Bataglia Ferraz Lima – gabrielabataglia@usp.br Marina Izeppe – marina.izeppe@usp.br Matheus Oliveira Rocha – matheusorocha@usp.br Rafael Gonçalves Dias – rafaelgndias@gmail.com Carmen Lúcia Melges Elias Gattás – caluga8@gmail.com Elvis Rodrigues Zuim – elvis-zuim@live.com Márcia Regina Mauro – marciarm@usp.br Maria Carolina Las Casas e Novaes – carol.lascasas@gmail.com Rafael Cabral Alves de Rezende – rafael.cabral.rezende@usp.br Marcos Samuel Macedo – suelguarau@hotmail.com Vanessa Cordeiro – vcord2004@hotmail.com

Resumo do Projeto:O projeto pretende o desenvolvimento, aplicação, avaliação e multiplicação de pedagogias emergentes para uso no ensino público da educação ambiental (EA), sendo um desenvolvimento lógico de projetos anteriores, iniciados em 1997. São desenvolvidos protocolos de EA integrando conceitos de Educação Outdoor, Educação Fenomenológica e Transdisciplinaridade, mediados pela Educomunicação. Os alunos da USP, envolvendo bolsistas aprender na comunidade, bolsistas PUB, bolsistas 30h, estudantes da disciplina de bacharelado BIB-0443 e voluntários, participam como monitores de diferentes níveis e colaboradores na formação da própria equipe. O Parque CienTec e a Raia Olímpica da USP são os polos para o desenvolvimento de metodologias e materiais e, portanto, incubadores de experiências, que são multiplicadas em outros polos, constituídos por unidades de conservação (UC) da Fundação Florestal e escolas públicas de seu entorno. Nesse modelo foi formada uma rede de EA envolvendo as UCs, as escolas e comunidade local do entorno e a universidade, na qual é aplicado o protocolo da Trilha das Mudanças Climáticas Globais. O projeto se apoia na formação de multiplicadores em cada polo como estratégia de sustentabilidade após seu término. O treinamento dos monitores envolve funcionários das UCs, bolsistas, outros alunos USP e voluntários em cinco níveis distintos de capacitação para cada um dos protocolos (monitor, monitor avançado, instrutor, examinador e tutor), recebendo certificação que permitirá sua atuação em todas as unidades onde o projeto estiver ocorrendo. O objetivo geral do projeto é promover uma Educação Ambiental mais efetiva, moderna e estimulante, utilizando conceitos, metodologias e tecnologias pedagógicas de ponta e aplicá-la a escola pública. Para atingir esse objetivo algumas metas são desenvolvidas, como a elaboração de conteúdos pedagógicos e materiais, sua aplicação e avaliação das atividades; organização de uma Rede de Educação Ambiental envolvendo a Universidade, Escolas Públicas e as Unidades de Conservação, a qual propiciará a ampliação das ações e contribuirá para a sustentabilidade após o término do projeto; desenvolvimento de equipe de monitores com diferentes e crescentes capacitações, envolvendo os alunos da USP e técnicos das unidades de conservação. Entre outras ações, o projeto é mais uma via para que a USP e cada um dos participantes contribua para a melhoria da qualidade do ensino e de nossa sociedade.

https://www.educacao.sp.gov.br/noticia/usp-promove-premiacao-concurso-de-videos-sobre-mudancas-climaticas/ http://www.biota.org.br/sobre-a-diversidade-de-encontros-com-o-oceano/ https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2019/05/fundacao-florestal-e-universidade-de-sao-paulo-assinam-convenio/ https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2019/04/mais-de-400-alunos-participam-da-trilha-das-mudancas-climaticas/ https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2016/07/estacao-ecologica-jureia-itatins-promove-a-trilha-das-mudancas-climaticas-globais/ https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2016/03/parque-estadual-ilhabela-leva-atividades-sobre-mudancas-climaticas-a-escola-do-municipio/ https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2018/11/de-olho-no-futuro-natureza-se-transforma-em-sala-de-aula/

Resultados do Projeto: Escolas Ensino Básico Alunos Professores Escolas Vídeos

Municipais públicas 339 15 8 25

Estaduais públicas 591 49 19 37

CeCis (indígenas) 21 6 2

Particulares 69 – 2

Ensino superior público 198 – 2

Total 1218

Tabela 1 – Público atingido nas comunidades pelo Projeto Trilha das Mudanças Climáticas Globais em 2019.

No ano de 2019 foram formados (Tabela 1) 70 professores, pertencentes a 29 escolas públicas de ensino fundamental e médio. Um total de 951 alunos dessas escolas participaram da atividade “Trilha das Mudanças Climáticas Globais” em 6 unidades de conservação. Destes, 310 alunos elaboraram 62 vídeos. Foram premiados ou receberam menção honrosa 3 dos vídeos elaborados, em um total de 25 alunos e 5 professores, sendo a estrega do prêmio realizada no auditório da Faculdade de Odontologia da USP, Campus São Paulo.

Além disso foram ainda atendidos 198 alunos de ensino superior e 69 alunos de escolas particulares de ensino básico.

Um total de 6 núcleos atuou na rede, incluindo 5 unidades de conservação e o Núcleo “Raia Olímpica”. A unidade com maior número de escolas e alunos foi o Parque Estadual de Ilha Anchieta (FF/SiMA/SP), onde 100% das escolas públicas municipais e estaduais foram atingidas. O Núcleo Arpoador do Mosaico Jureia-Itatins (FF/SiMA/SP) foi o mais atuante em termos de formação de professores.

Unidade de Conservação Alunos Professores Escolas

Parque CienTec (USP) 271 6 10

Raia Olímpica (USP) 124 6 2

Parque Chico Mendes (Osasco) 101 6 1

Parque Itapetinga (Fundação Florestal/SiMA/SP) 198

Parque Estadual de Ilha Anchieta (FF/SiMA/SP) 329 20 12

Núcleo Arpoador Mosaico Jureia-Itatins (FF/SiMA/SP) 195 32 6

O treinamento de monitores foi concentrado no Parque CienTec da USP. Entre técnicos de unidades de conservação, bolsistas PUB e CODAGE do Parque CienTec e bolsistas PUB do próprio projeto foram formados 51 monitores ao longo de 2019. Um período intensivo de formação foi realizado ao longo da Semana da Pátria, sendo complementado por formações pontuais ao longo do restante do ano.

No ano foi ainda assinado termo de cooperação entre USP e Fundação Florestal de São Paulo, que permitirá a intensificação das atividades. Os técnicos do Parque Estadual do Jaraguá foram treinamento no período acima referido.

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