Escritório de Atividades Esportivas(EAE) – Disciplina PRG0001

O Escritório de Atividades Esportivas da Pró-reitoria de Graduação (EAE) foi criado com a incumbência de realizar ações que tenham a atividade física e o esporte como agentes de formação dos estudantes, bem como uma ferramenta de qualificação do ensino de graduação. Em 2016 o Escritório fez uma proposta inovadora: criar uma disciplina, aberta a todos os alunos da USP nos diferentes campi e que, a partir de características inovadoras de integração, pudesse conferir autonomia aos alunos para gerenciar de forma eficaz e segura sua prática de exercícios, garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida.

Assim nasceu a disciplina PRG0001Esporte na Graduação: da Teoria à Prática, iniciativa que congregou esforços de docentes de diferentes Unidades de Ensino e Pesquisa, articulados também com os educadores dos centros de práticas esportivas da USP. Numa clara evidência do interesse da comunidade por novos ambientes de ensino-aprendizagem, a disciplina atraiu, no primeiro semestre de 2017, 2.876 alunos, oriundos de todas as 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP.

“Ao congregar alunos de diferentes Unidades e cursos de graduação, a disciplina representou uma oportunidade ímpar para a promoção da integração acadêmica e o fortalecimento da identidade institucional”, afirma o Professor Júlio Cerca Serrão, vice-diretor da Escola de Educação Física e Esporte e diretor do Escritório de Atividades Esportivas. Além disso, o incentivo à prática esportiva melhora a condição física e acadêmica dos alunos. “Um aluno que está bem fisicamente está bem mentalmente, e tem um potencial de aprendizado muito maior do que um aluno que está sedentário”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Professor Antonio Carlos Hernandes, ao Jornal da USP.

Sobre a PRG0001

O programa da disciplina é dividido em um bloco teórico (videoaulas) e outro prático (presencial). As turmas presenciais são oferecidas em três períodos diferentes. Ao concluir as 60 horas/aula, o aluno obtém dois créditos.

Em 2017, a base teórica da disciplina foi constituída de 22 videoaulas, oferecidas por docentes de nove Unidades da USP pela plataforma e-Aulas (Leia mais nas páginas 33 e 34). As aulas trataram dos princípios básicos que regem o exercício físico e das características fundamentais das mais populares formas de exercício, como subsídio para que o aluno pudesse escolher as estratégias que melhor se adaptassem a suas necessidades e características. A base prática da disciplina foi oferecida em workshops desenvolvidos nos centros de prática esportiva dos campi de São Paulo, Bauru, Pira-cicaba, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto e São Carlos. Organizados de forma a promover a integração teórico-prática, os workshops per-mitiram aos alunos conhecer diversas estratégias de exercícios e manifestações esportivas. Depoimentos espontâneos, como o do aluno Rafael Nass, do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica, apontam o impacto da disciplina na formação acadêmica dos graduandos: “Estou achando fantástica a oportunidade; está abrindo bastante minha mente e me fazendo bem. Estou no quarto ano. Queria eu ter feito essa disciplina no meu primeiro ano, talvez tivesse levado o curso de maneira voltei para ter aula e vários colegas notaram que eu estava bem mais relaxado e concentrado”.

Divulgação da disciplina

A criação de um canal de comunicação direta com os alunos, por meio das redes sociais, também foi uma ação exitosa. Em uma dessas redes, a página da disciplina já contava, no segundo semestre de 2017, com mais de 3 mil seguidores e 7.500 visitas. Além de estreitar a relação com os alunos, esse tipo de divulgação ainda contribui para dar visibilidade às importantes iniciativas empreendidas pela USP para qualificar o ensino de graduação.

Matéria: Esporte na graduação: USP inaugura sua primeira e maior disciplina

Investimento na melhoria dos Centros Esportivos

Outra ação do Escritório de Atividades Esportivas da PRG foi a melhoria de todos os Centros Esportivos da USP, tanto na capital como no interior. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 10 milhões na infraestrutura. Além disso, outros cerca de R$ 370 mil foram aplicados em resposta ao Edital PRG/Santander, que contemplou 16 Unidades de Ensino e Pesquisa e três Centros Esportivos.

Workshops:

Facebook da PRG0001

Contato: prg0001@usp.br

Observações sobre VIDEOAULAS:Geralmente o navegador identifica as capacidades de seu computador e inicia automaticamente a versão/tecnologia mais adequada, no seu caso isto não correu.

Recomendo que acione manualmente a opção/tecnologia mp4 (abaixo do vídeo você encontrará os formatos, opte por MP4, por exemplo):

FORMATOS DISPONÍVEIS:Assista a esse vídeo em: FLV (640 X 360 px) | MP4 (640 X 360 px) | MP4 (1280 X 720 px)